Buscando cada vez mais melhorar seus processos internos e agregar ainda mais valor para seus clientes, a Estima Engenharia iniciou a implantação da metodologia Lean Office.
O Lean é uma filosofia de gestão que busca eliminar desperdícios, isto é, excluir o que não tem valor para os clientes e imprimir velocidade à empresa, tornando os processos enxutos. É composto por um conjunto de princípios, conceitos e técnicas desenhados para uma perseguição implacável na eliminação de desperdícios. Produzindo em um eficiente sistema Just In Time, de forma que a Estima possa entregar a seus clientes:
- Exatamente o que eles precisam
- Quando eles precisam
- Na quantidade que eles precisam
- Na seqüência correta
- Sem defeitos
- ao menor custo possível
O programa é realizado pelo IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e terá uma duração prevista de 10 meses (entre visitas técnicas e seminários) e será coordenado pelo consultor Luiz Seixas.
Origen do Lean:
Surgiu na Toyota, no Japão pós-segunda Guerra Mundial com o nome de TPS (Toyota Production System). O executivo da Toyota Taiichi Ohno iniciou, na década de 1950, a criação e implantação de um sistema de produção cujo principal foco era a identificação e eliminação de desperdícios, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a qualidade e a velocidade de entrega do produto aos clientes.
O termo “lean” foi cunhado originalmente no livro “A Máquina que Mudou o Mundo” (The Machine that Changed the World), de Womack, Jones e Roos, publicado nos EUA em 1990. Trata-se de um abrangente estudo sobre a indústria automobilística mundial realizada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Nesse trabalho, ficaram evidentes as vantagens do desempenho do Sistema Toyota de Produção, que traziam enormes diferenças em produtividade, qualidade, desenvolvimento de produtos entre outras melhorias e explicava, em grande medida, o sucesso da indústria japonesa.
#EquipeEstima #QualidadeEstima #ConstruindoQualidade